Bem vindos à Cristiano Yoga School, a primeira escola de yoga dedicada ao ensino do Ashtanga Vinyasa Yoga no Funchal. Este é o nosso website, e aqui pretendemos partilhar não apenas a nossa visão do Yoga, informações sobre as aulas, eventos passados e futuros, etc., mas também dar testemunho e voz a todas as pessoas que de alguma forma foram tocadas pelo yoga nas suas vidas, e que tornaram este projecto possível.
Quando, em fevereiro de 2016, dei início a esta caminhada, em paralelo com a minha actividade profissional como médico veterinário, estava longe de imaginar que aquelas aulas em Santana (as primeiras sem a supervisão do meu professor) abririam a porta a uma nova realidade na minha vida. Mais do que partilhar a forma como me tinha curado de lesões acumuladas, descobri como a soma de todas as partes me trouxera naquele momento ao entendimento da origem das lesões e muitas das doenças que as nossas vivências, comportamentos e escolhas pessoais acabam por despoletar. E talvez por essa “soma de todas as partes” dei por mim a tratar humanos e a usar o yoga, quer do ponto de vista fisiológico e anatómico como do ponto de vista holístico, como uma terapia válida e eficaz.
Chegar ao ponto de poder formar outros professores e transformar as “aulas do Cristiano” em escola, não teria sido possível sem a preciosa ajuda e dedicação de muitas pessoas com quem tive a sorte de me cruzar, e que passo a elencar:
Aos meus Professores, todos eles, mas muito especialmente ao primeiro - Élio Pires - pela amizade, conhecimentos e imensidão de possibilidades que me abriu em termos de estilos e abrangência do Yoga. E ao meu actual professor - Simon Loughlin - por me permitir o aprofundamento do Ashtanga e despertar para a integração do yoga em todas as suas vertentes.
À Matilde, sem a qual nem o site nem a transformação em escola teriam sido possíveis, e que além da comunicação externa é também professora na escola.
À minha família cujo amor é apoio permanente me permitiu as viagens, o tempo fora de casa, o investimento em formação e com muita influência em tudo aquilo que sou ou que se materializou.
Aos alunos que foram e são o foco e o que personifica a escola, destacando alguns que pelo tempo ou personalidade acabaram por ter um papel importante no nosso crescimento: a Catarina e o André, que foram os primeiros alunos “formados” na escola e a assumir aulas, além da contribuição específica da Catarina para a criação de páginas, posters, design, etc.;
Mas também, e sem querer excluir injustamente muitas das pessoas que por cá passaram e deixaram muito, até materialmente com alguns objectos que ainda podemos encontrar na sala: a Nádia, actualmente a aluna mais antiga, a Rubina, a Lígia, a Sofia, o Filipe, o Vicente, o Virgílio, a Eva, a Mel, a Julie, o Norberto, o Andrés, o Bruno, a Alice, a Vanessa, a Elizabete, o Ezequiel, o Ricardo, a Cathy, o Dave, a Paulinha, o Lino, a Madlena, o António, o Phil, o Skip, a Jane, a Susana, a Dília, o Andrej, a Sérgia, a Ana, o Antón, a Camila, a Catarina, o Dennis, o Garcia, o Danito, a Silvija, o João, a Rita, o Rodrigo, a Nataly, a Nicole, a Frederica, o Marc, a Diana, a Mafalda, a Silke, e tantos, tantos mais.
Ao Dr. Carlos Estudante e à Suzete Correia pelo apoio e confiança e por me terem acolhido no Espaço de Formação Holístico desde 2018.
A todos vós o meu obrigado e que possamos continuar esta caminhada juntos.
E se a lista de agradecimentos se podia tornar exaustiva, assim como todos os momentos que vivemos juntos, ora em expansão, ora em retracção, por agora honramos esse passado e tudo o que nos trouxe até aqui. E se fizermos esse zoom até 2024 e ao momento actual encontramos algo muito diferente daquelas primeiras aulas no quartel dos bombeiros em Santana.
A escola tornou-se não apenas um ponto de encontro para alunos mas também para professores, aberta ao exterior, ligada a outras escolas fora da ilha, juntando diferentes saberes e conhecimentos, numa partilha que apenas nos pode fazer melhorar.
Além da Matilde, recentemente certificada e que tem vindo a desenvolver as aulas de sábado e uma das mysore matinais, temos a Silke, uma professora incrível e com quem tenho aprendido muito, acrescentando uma visão e experiência sobre o Ashtanga que, apesar de vir desde os anos 90, mantém-se aberta a evoluir e continuar a experimentar, como se estivesse agora a começar. Em breve anunciaremos também a abertura de um novo horário e provavelmente teremos uma nova professora no grupo, mas por agora seremos os três a dar as aulas.
Guia-nos e junta-nos uma ideia bem determinada e uma visão comum, um sentimento de Abhyasa, a palavra em sânscrito que nos remete a mantermo-nos focados naquilo que é a nossa missão, e mais do que sentirmos que chegámos a algum patamar saber que a caminhada ainda agora se iniciou.
Grato pelo tempo que tiraram para ler a minha singela contribuição para todo o trabalho por trás deste site, e honras feitas a quem o merece, mais uma vez à Catarina e à Matilde por em dois anos terem juntado todo o material que compunha a nossa existência como escola e o terem conseguido compilar neste site. Espero que o possam apreciar.
Namaste
Comments